31 de março de 2010

Mandato apresenta perfil diferenciado e é referência nacional.

A atuação do Vereador Vicente Lichoti do PT é considerada bem sucedida pela apresentação de um diferente perfil de mandato parlamentar na Câmara Municipal de Nova Andradina.
Nos últimos 15 meses, o mandato alternativo, assim intitulado por lideranças ligadas ao vereador, vem inovando e aproximando o Legislativo do povo. A primeira novidade apontada no mandato alternativo deu-se na realização de uma plenária popular de planejamento das ações políticas e parlamentares do Vereador petista.
O mandato alternativo foi o primeiro no Estado a criar uma Frente Parlamentar Municipal pela Educação, inicialmente, na defesa do Piso Salarial do Magistério. Inovou também na aproximação com a população. Foi o primeiro a utilizar a internet como forma de comunicar-se com o públco, através de seu blog, o http://www.vicentedopt.blogspot.com/ . Foi o primeiro a abrir um twitter www.twitter.com/vicentelichoti , espaços abertos para o mandato manifestar suas opiniões, posicionamentos e receber críticas e sugestões.
Sendo o único mandato petista na Câmara, teve que redobrar seu trabalho. Apoiado pelo trabalho de Hélio Alves, Chefe de Gabinete, e Rapahell Monteiro, Assistente Parlamentar, o Mandato teve que atender, continuar e preencher os espaços deixados pelo legado exemplar dos ex-vereadores do PT.
Foi o vereador que mais apresentou debates e audiências públicas na Câmara. Meio ambiente, cotas para negros nos concursos públicos municipais, enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, continuidade do Fórum da Juventude e fomento de vários debates acerca dos problemas sociais enfrentados pela juventude. Momento marcante para a história do Legislativo de Nova Andradina foi proporcionado pela Sessão Solene que homenageou os 25 anos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terras, de propositura do Mandato Alternativo.
Durante estes meses, em desempenho de suas agendas nas Capitais Estatual e Federal, o Mandato acompanhou e encaminhou reivindicações de dezenas de munícipes, levando consigo agricultores familiar, assentados, sem-terras, estudantes, lideranças comunitárias e religiosas, partidárias ou não, com destaque, a participação de 10 estudantes nova-andradinense no Congresso da UNE em Brasília. Tendo o apoio de parlamentares petistas, o Mandato vem conseguindo a inclusão de várias emendas parlamentares em orçamentos do Estado e da União, atendendo principalmente a educação e assentados. Foi o Parlamentar que mais esteve em Brasília-DF, reivindicando recusros para a infra-estrutura, como galerias de águas pluviais, a inclusão de projetos, como o "Cidade Digital", para atender toda a cidade de Nova Andradina com internet banda larga gratuita. Reivindicou ao Senador Delcídio uma emenda para a construção do anfiteatro da Escola Estadual Nair Palácio, recursos para a implantação de uma sala de tecnologia digital para atender a UEMS de Nova Andradina, reivindicou também a ampliação de cursos superiores no Campus da UFMS de Nova Andradina, bem como a permanência dos cursos já existentes, que seriam fechados por medida da reitoria, ação recuada, dada a luta dos acadêmicos e do Mandato.
O Mandato Alternativo faz oposição responsável, fiscalizadora e propositiva ao Executivo Municipal. Participou nada mais, nada menos, que em 100% das Sessões Ordinárias, Extraordinárias, Sessões Solenes e Audiências Públicas propostas pela Câmara de Vereadores. Foi o Vereador mais presente em reuniões oficiais da Câmara de Nova Andradina.
O Mandato foi decisivo na articulação da sociedade pelo não fechamento da Escola Estadual Moura Andrade, como também, incisivo na defesa pela permanência do único Ginásio de Esportes da Cidade, como patrimônio público, defendendo ainda a sua reestruturação e readequação para o uso gratuito e acessível para toda comunidade desportista, para eventos culturais e religiosos.
Por causa de sua intervenção política dentro do PT, o Mandato de Vicente Lichoti foi considerado referência nacional para a juventude do partido. Foi o vereador que representou os 346 vereadores jovens que o PT tem em todo o Brasil no Encontro da Juventude do Partido em Brasília, tanto que o Vereador pôde encontrar-se com mais ilustre Ministra de Lula, Dilma Rousseff.
É o Mandato que é referencia para o Estado de MS, na defesa da Educação e da Juventude, com proposituras inovadoras e posicionamentos claros e corajosos diante a velha política local.
A próxima etapa do Mandato Alternativo será a consolidação do Projeto "Mandato na Praça", aproximando populares do Gabinete Parlamentar.

Na Capital, Vicente é enaltecido por sindicalistas.

O Vereador Vicente Lichoti (PT) acompanhou a manifestação de centenas de trabalhadores administrativos da educação por aumento salarial, os quais, lotaram a Assembleia na manhã desta terça-feira, 30.
Após a Sessão tumultuada no Plenário da Assembléia, os servidores reuniram-se na sede da FETEMS e durante o ato, lideranças sindicais enalteceram o apoio do Vereador nova andradinense por somar esforços pela reivindicação da classe.
Ônibus com manifestantes do interior do Estado foram barrados nas saídas para São Paulo, Sidrolândia, Terenos e Três Lagoas, segundo informações do presidente da Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul, Jaime Teixeira, que encabeçou a manifestação.
Os servidores da educação fizeram uma caminhada pela Avenida Mato Grosso até chegar ao Parque dos Poderes.
Na Casa de Leis, o protesto ganhou tom de ironia e humor. Com faixas e cartazes os professores ameaçam retalhar os parlamentares – a maioria candidato à reeleição – com afirmações como: “Big Brother da Assembleia Legislativa: em outubro tem paredão”.

30 de março de 2010

Em nota, Luiz Tadao e JPT cobram investigações a partir de relatório da CGU.

Por meio de sua direção e de sua juventude organizada, o PT divulgou nesta semana, duas notas à imprensa, na tentativa de sensibilizar o Legislativo Municipal e informar o povo de Nova Andradina sobre os desdobramentos da devassa realizada pela CGU nas contas do Executivo Municipal, considerando a aplicação de recursos federais em programas sociais e obras públicas conduzidas pela Prefeitura de Nova Andradina.
A primeira nota divulgada foi da Juventude do PT, a JPT, assinada pelo seu secretário de formação política, Josenildo do Nascimento, o companheiro "Ceará". No texto da JPT, a cobrança foi clara e incisiva. A nota apontou os problemas sofridos pela população; "Nossa população amarga a falta de remédios, enquanto isso a CGU assinala que houve superfaturamento e sobrepreços na aquisição de medicamentos; os livros instrumentos do saber, não tiveram seu recebimento acusado por parte de professores (e ainda há quem diga que esta administração prioriza a Educação, (“imagine se não o fizesse”), o patrimônio público deteriorado e outras barbáries", escreveu Ceará.

O segundo texto segue na mesma linha. "Diante das inúmeras irregularidades apontadas no relatório da Controladoria Geral da União, amplamente divulgado nos meios de comunicação, o Partido dos Trabalhadores espera que os nobres edis, honrem os votos que lhes foram confiados e desempenhem suas funções, enquanto Poder Legislativo, com lisura, imparcialidade e firmeza. Assim sendo, fiscalizem e investiguem tais informações e punam os responsáveis, caso sejam provadas as irregularidades dos responsáveis, dando a resposta que a sociedade espera, caso contrário estarão sendo coniventes com tais atos, por conseguinte assumindo uma parcela de responsabilidade", sugeriu a nota assinada pelo presidente do PT, Luiz Tadao.

23 de março de 2010

Zeca anuncia pré-candidatura de Vicente Lichoti

Durante a realização de ato político em Nova Andradina, Zeca do PT anunciou aos seus correligionários a pré-candidatura do Vereador Vicente Lichoti para a disputa de uma vaga a Câmara Federal.
O ato aconteceu na noite da última sexta-feira, 19, no salão de eventos do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Andradina e contou com a presença de mais de 200 pessoas. Estiveram presentes vários empresários, simpatizantes do ex-governador e militantes petistas, aliados e representantes de entidades de classes.
Zeca reafirmou sua candidatura ao Governo do Estado e garantiu que somente Deus será capaz de impedir seu projeto político. Além de pedir apoio a sua pré-candidatura, Zeca defendeu seu Governo e disse que muito ajudou Nova Andradina. “Consegui trazer para Nova Andradina obras substanciais de apoio a população e por isso volto hoje de cabeça erguida a fim de pedir mais uma vez o apoio deste povo”, acrescentou Zeca do PT.
Ao anunciar os integrantes da mesa, Zeca apresentou o Vereador Vicente Lichoti como pré-candidato do PT a Câmara Federal, representando Nova Andradina e a juventude do Estado de MS. Da mesma forma, Dagoberto Nogueira, pré-candidato ao Senado pelo PDT, destacou o nome do Vereador Vicente como uma promissora alternativa para as eleições deste ano. Já o presidente estadual da sigla, Marcus Garcia, afirmou que o vereador nova andradinense tem grandes qualidades e que muito orgulhará os petistas pela sua capacidade.
Em seu discurso, Vicente Lichoti afirmou que sua intenção não será a de dividir a opinião pública ou de atrapalhar outra possível candidatura regional, mas sim a de representar um projeto diferenciado para as eleições deste ano. "Até o momento, sou o único pré-candidato com possibilidade de disputar uma vaga a Câmara Federal, pois não estou impedido, nem condenado judicialmente. Meu objetivo é de debater com a população os problemas sociais e de defender um projeto que venha atender a maioria do povo", disse Lichoti.

21 de março de 2010

CGU aponta irregularidades na Prefeitura de Nova Andradina

A fiscalização da CGU (Controladoria Geral da União) nas 25 ações realizadas pelo governo federal em Nova Andradina, surpreende pelo número elevado de irregularidades.
Os problemas vão desde os programas do MEC (Ministério da Educação), no Bolsa Família, obras paralisadas e desperdício de recursos em programas de coleta de resíduos sólidos. No Programa de Erradicação Infantil, a fiscalização constatou ausência de estrutura física adequada. As salas de aula da Peti - Vila Operária, que participa do programa, apresentam infiltrações, as mesas e carteiras estão velhas e deterioradas e a quadra de esportes serve como depósito de entulhos.
As irregularidades no Programa de Assistência Farmacêuticas e Insumos Estratégicos notaram desperdício de dinheiro público, pelo armazenamento incorreto de medicamentos e manipulação destes por pessoas inabilitadas. Alguns dos remédios ficavam próximos a cestos de lixo hospitalar e medicamentos em contato direto com o chão.
Ainda na área da saúde, no Programa Saúde da Família, houve ausência de prestação de contas dos recursos repassados fundo a fundo o que pode desqualificar Nova Andradina do programa. A prefeitura respondeu que teve problemas no envio dos relatórios e que um problema em um dos computadores fez com que o material digitado fosse perdido, o que não foi acatado pela CGU.
Também foi constatada deficiência nos atendimentos realizados pelas equipes de agentes de saúde no programa. O agendamento das consultas, feita pelos agentes, não acontecia e gerava filas na madrugada dos postos.
No Bolsa-Família, programa que sempre desponta irregularidades nas fiscalizações, havia alunos beneficiários com frequência escolar inferior exigida no programa, o que mostra falta de acompanhamento da prefeitura. A resposta da prefeitura não foi acatada, por não mostrar a presença individual, apenas dados consolidados de cada escola.
Na fiscalização foram encontrados beneficiários com renda maior do que a permitida pelo Bolsa-Família. Através de pesquisa, constatou-se que 38 servidores municipais recebiam o benefício. Após a notificação, a prefeitura bloqueou os titulares e realizou novo cadastramento.
O prefeito Gilberto Garcia (PMDB) foi procurado pela reportagem, mas não atendeu as ligações.
Estado trocado - No site da CGU, Nova Andradina não consta na lista de municípios do Estado. Nova Andradina está no cadastro como sendo uma cidade de Minas Gerais. A fiscalização ocorreu em outubro de 2009.
Os relatórios foram encaminhados ao Ministério Público (Federal e Estadual), ao Tribunal de Contas da União, à Câmara dos Deputados e ao Senado da República (Mesas Diretoras e Comissões de Fiscalização Financeira e Controle), às prefeituras municipais e às câmaras municipais para as providências cabíveis em cada uma das instâncias.

campo grande news

10 de março de 2010

Rodoanel de Nova Andradina já apresenta graves defeitos.

Pouco mais de um ano após sua inauguração, o rodoanel de Nova Andradina, mais conhecido como anel viário, encontra-se num processo de deteriorização, principalmente nas duas rotatórias: saídas para Batayporã e outra para Campo Grande.
Conforme foi noticiado no site Novanews, a prefeitura teve que interditar o trecho da primeira etapa da obra mais cara já construída pela Prefeitura Municipal. http://www.novanews.com.br/noticia/035468/nova-andradina-–-anel-viario-ficara-interditado-para-reparos
Importante considerarmos que a tal obra milionária ainda não foi concluída, sendo que sua etapa mais cara e complexa compreende o seu segundo trecho de 5.100 metros, o qual passará por região acidentada, onde se localiza o chamado buracão que se formou há mais de duas décadas em plena nascente do córrego Umbaracá.
Consideremos também a falta de planejamento na aplicação dos recursos. Quem acompanha meu trabalho no Legislativo sabe de meus posicionamentos em relação ao Governo André, mas uma coisa tem que ser dita: o Governo do Estado construiu duas pistas de 10km cada ligando Nova Andradina - Batayporã, gastando, proporcionalmente, muito menos da metade do que se gastou com o anel rodoviário ainda inconcluso. Uma obra caríssima aos cofres públicos, mais de 6 milhões já foram viabilizados à Prefeitura pelo Governo Lula, por meio do trabalho travado pelos petistas João Grandão e Delcídio, porém a rodovia idealizada pelo ex-prefeito engenheiro, está sendo feita a passos de tartaruga, seu material é de péssima qualidade e só mesmo Deus para dizer quando a mesma estará concluída.

8 de março de 2010

Mulheres do ontem e do hoje.

Há exatos 153 anos, operárias norte-americanas de uma fábrica de tecidos, de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Aquele 8 de março que poderia ser apagado na história contemporãnea, tornou-se em todo o Planeta um dia de luta feminista contra as desigualdades de gênero, sendo oficializado em 1975 como o "Dia Internacional da Mulher", através de um decreto da Organização das Nações Unidas.
Embora o Brasil seja considerado um país machista, a mulher, pouco a pouco, vem avançando na conquista por espaços socio-políticos. Em 1932 foi instituído o voto feminino, mas o direito de ser votada para ocupar cargos eletivos veio muito mais tarde. Por isso, ainda hoje esta desigualdade de gênero é real, latente, porém muitas vezes ignorada até mesmo pela própria mulher.
Vejamos a história de Nova Andradina. Poucas mulheres tiveram a oportunidade de ocupar cadeiras no Legislativo Municipal e jamais pode ocupar um cargo no Executivo. Temos alguns fatos que demonstram o quanto a força masculina pesa na configuração política local. Para esta Legislatura autal fora eleita somente uma mulher e esta, por razões pessoais ou políticas teve que recuar e continuar na pasta da Assistência Social. Temos também uma Deputada Estadual que por força "masculina", é titular de um Mandato que peca pela omissão em debater temas sexistas.
O esforço que deve ser feito, passa pela luta contra o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional.
O Brasil, de certo modo, avança. Temos pela frente a possibilidade histórica de elegermos pela primeira vez uma PRESIDENTA. Duas candidatas qualificadas apresentam-se como alternativas: Marina e Dilma. Duas bravas mulheres que souberam na vida e na política imprimir a valentia, a perspicácia e a ternura feminina. Duas histórias diferentes com nortes iguais. O Brasil avança, as mulheres também. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

4 de março de 2010

Em visita ao Brasil, Hillary Clinton defende cota para negros.

Na semana em que se inicia o debate no STF sobre cotas para negros em alguns setores da sociedade onde este segmento étnico sofre exclusão, sobretudo nas universidades, a  Secretária de Estado Hillary defendeu a política de cotas para os negros no ensino superior. Segundo a ex-primeira dama norte-americana, essa política foi adotada pelos EUA ainda na década de 60 e foi por razões como essa que hoje o país tem um presidente negro como Obama.



A Secretária de Estado americana, citou uma experiência pessoal para defender a pratica de ação afirmativa no Brasil – sistema que tenta ajudar minorias e inclui atos como cotas nas universidades ou no trabalho, por exemplo.
Segundo Hillary, "algumas medidas devem ser tomadas para que esses estudantes tenham sucesso". Ela disse que "o talento é universal, mas as oportunidades não".
Presente na Universidade Zumbi dos Palmares, a Secretária norte-americana disse o seguinte ao ser questionada sobre as cotas:
- Eu não sei os detalhes do caso ante à Suprema Corte. O que eu sei é que os afro-brasileiros são mais de 50% da população, mas apenas 2% dos estudantes das universidades são afro-brasileiros.
O STF realiza até sexta-feira (5) três audiências públicas sobre as políticas de cotas no ensino superior brasileiro. O órgão decidiu ouvir a sociedade após receber duas ações que questionam, do ponto de vista constitucional, a reserva de vagas nas universidades a partir do critério racial.
A primeira ação é do DEM (Democratas), que contesta o sistema de reserva de vagas na UnB (Universidade de Brasília), e a segunda é de um estudante que diz ter sido prejudicado pelo sistema de cotas da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).
A primeira audiência foi aberta nesta quarta-feira (3) pelo ministro Ricardo Lewandovski, relator do Supremo desses dois processos.
Para o contento do Mandato Alternativo, que juntamente com o vereador Marião levantou este debate aqui em Nova Andradina,  no primeiro dia da audiência pública, (3) que trata de políticas afirmativas para a reserva de vagas no ensino superior, a maioria dos expositores se manifestou favorável às chamadas cotas raciais em universidades públicas. Dos oito participantes, apenas a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) não assumiu uma posição no debate, alegando não ter informações necessárias para tão já manifestar opinião.
No Brasil, este tema sobre cotas raciais é muito recente, algumas ações isoladas iniciaram no ano de 2001, ou seja, nos EUA estas ações afirmativas começavam a entrar em vigor há mais de 40 anos.
Até o final de 2009, 52 mil estudantes brasileiros foram beneficiados com cotas nas universidades. Isso significa que são 52 mil profissionais que vão disputar em igualdade de condições os melhores postos de trabalho. O Brasil precisa das ações afirmativas para superar obstáculos impostos pelos equívocos históricos impostos as etnias afro-indígenas, que por séculos foram tratadas como animais de tração, irracionais e sem alma.

1 de março de 2010

Depois do plano A, PSDB já pensa em plano B, plano C...

A candidatura Serra parece mesmo que não tem mais aquela consistência do início de 2009. De 47%, o pseudo candidato amarga hoje míseros 32% e o pior, não para de cair nas pesquisas. O plano B, abandonado no final de 2009, pode voltar a ser uma possibilidade, mas como Aécio é mineirinho, não é bobo, nem nada, não teria o descalabro de enfrentar o Presidente mais popular em toda história.

Sobra, portanto, o plano C de Cardoso: Fernando Henrique. O ex-presidente tem tradição vitoriosa quando seu embate é direto contra o petismo. FHC derrotou o "monstro" Lula por duas vezes, quando o povo desconfiava de sua competência e capacidade de conduzir o País.

Acontece que o ex-operário, enquanto presidente, obteve muito mais êxito que o sociólogo. Mostrou-se muito mais habilidoso politicamente e acertou seu Governo na recondução de alguns mecanismos da política econômica do governo tucano, corrigindo o passado privatista, ampliando as relações comerciais do Brasil no exterior, aumentando o acesso ao crédito, fazendo de um País devedor o mais consistente para enfrentar uma das maiores crises da história do capitalismo.

O caráter plebiscitário proposto por Lula para as eleições deste ano parece que vai vingar. O povo terá que escolher entre o candidato que representa o passado tucano encarnado na pessoa de FHC - um dos presidentes mais rejeitados na história da redemocratização - ou a candidata que coordena um dos governos mais bem sucedidos da história republicana.

Dilma deslancha e chega aos incríveis 41%

Conforme a nova pesquisa Datafolha, a pré-candidatura da Ministra Dilma pegou o elevador sentido para cima, enquanto a de José Serra pegou outro elevador sentido para baixo. Dados confirmam empate técnico entre Dilma e o tucano, 32% a 28%. Considerando a derrocada da candidatura de José Serra, FHC começa a por suas manguinhas de fora, mostrando um indicativo que deve ser considerado: Serra desiste e FHC entra na disputa.
Se acaso Fernando Henrique venha a ser o candidato tucano, Lula poderia indicar até a falecida Dercy Gonçalves que mesmo assim venceria o pleito.
Num segundo turno a disputa seguiria empatada, 45% a 41%. A vantagem de Serra que era de 15% agora está em 4%. A pesquisa foi feita em todo país entre os dias 24 e 25 de fevereiro com 2% de margem de erro.