30 de abril de 2011

Nova Andradina, 52 anos de...

Por diversas vezes fui indagado por populares sobre o fato de comemorarmos por duas vezes ao ano o aniversário de Nova Andradina. Para embasar esta resposta, primeiramente fui buscar no acervo de Leis as informações cabíveis e constatei a existência de três feriados municipais instituídos em nosso município através da Lei nº 670 de 18 de outubro de 2007: o primeiro, dia 30 de abril, em comemoração ao aniversário de Instalação do Município; o segundo, dia 31 de maio, em virtude do Dia da Padroeira “Nossa Senhora do Imaculado Coração de Maria”; o terceiro e último feriado, 20 de dezembro, em função do aniversário da Criação do Município.
O fato de comemorarmos duas vezes o aniversário da cidade gerou piadas do tipo: "Assim envelheceremos mais rápido que os outros", ou ainda, "daqui 24 anos chegaremos ao nosso centenário". Piadas aparte, temos que ter a clareza de que hoje é o dia em que celebramos nossa independência política ou emancipação, o que no meu ver, é a data correta para comemorarmos nosso aniversário, pois trata-se do evento mais importante para a liberdade e a autonomia conquistadas por nosso povo, de fato e de direito.
Parabéns ao povo aguerrido desta terra, que com seu trabalho árduo dignifica e transforma Nova Andradina na cidade dos nossos sonhos.
Quem constrói Nova Andradina? É a classe trabalhadora!

22 de abril de 2011

IBGE desmente falácias da 'privataria' tucana.

O IBGE divulgou nesta semana um estudo que é uma verdadeira “martelada” no discurso dos privateiros e pregoeiros do Brasil. Estamos falando da falácia neoliberal que insiste em pregar que o celular e outras tecnologias existem no Brasil graças a 'privataria'  cometida pelo PSDB e sua trupe durante o Governo FHC.
Seria bom vermos a cara de tacho do Arnaldo Jabor, do Nêumane Pinto, da Miriam Leitão ou ainda do Alexandre Garcia, papagaios do neoliberalismo na mídia nacional, divulgando esta surpreendente constatação: a de que as empresas estatais no Brasil não são, necessariamente, mais arcaicas e menos abertas à inovação que as empresas privadas.
Usando referenciais internacionais, a pesquisa concluiu que a taxa de inovação das empresas estatais federais chegou a 68,1% em 2008. Isso significa que, das 72 estatais investigadas, 49 implementaram produto e/ou processo novo ou substancialmente aprimorado entre 2006 e 2008.
Entre as empresas privadas incluídas no estudo, a taxa foi de 38,6%.
Nas empresas estatais, as atividades de pesquisa e desenvolvimento representaram mais de dois terços do investimento em inovação. Nas demais, apenas um terço. Se o processo de privatização do tucanato estabelecesse menos benesses ao mercado financeiro e mais benefícios ao povo brasileiro, com certeza teríamos serviços decentes na telefonia móvel, na internet banda larga e energia elétrica, setores fundamentais e estratégicos para o desenvolvimento do país.

20 de abril de 2011

Mandato em Foco

• O vereador Vicente Lichoti criou a Lei nº 16, de 31 de Março de 2011, que institui no âmbito de Nova Andradina o DIA MUNICIPAL DO POVO OFAYÉ, a ser comemorado no dia 20 de Abril, dando assim, seguimento à semana nacional do índio.

• Indo de encontro às inúmeras reclamações dos munícipes residentes do bairro Portal do Parque, que temem pela insegurança e avanço na proliferação de animais peçonhentos, o vereador Vicente Lichoti solicitou ao Secretário Municipal de Serviços Públicos, Sr. Roberto Ginnel, que sejam realizados serviços de roçamento da grama no perímetro urbano do bairro.

• Com o objetivo de monitorar as reservas ambientais da região do Vale do Ivinhema, através de fotos de alta resolução via satélite, o vereador Vicente Lichoti solicitou ao Ministro de Ciência e Tecnologia, Sr. Aloízo Mercadante, que seja cedido login e senha do Sistema de Imagem de Satélite usado pelo INPE para monitoramento ambiental e climático.

• Contribuindo com a Sessão Solene alusiva à Campanha da Fraternidade, realizada no último dia 12, Estudantes desenvolveram documentários, buscando alertar a comunidade sobre os problemas ambientais da nossa região. Em reconhecimento ao desempenho dos Estudantes, o vereador Vicente Lichoti requereu à Mesa Diretora da Câmara Municipal, que seja enviada MOÇÃO DE PARABENIZAÇÃO aos Jovens Estudantes.
São eles:

- MATHEUS SIQUEIRA
- VINÍCIUS SUGUIMOTO
- ELEN NANTES
- ÉDER NANTES
- RITA DE CÁSSIA
- JÚLIA FALJETI
- KATIELE LIMA
- VALDICLEIDE DE OLIVEIRA
- SÍLIO FERNANDO
- RENATO SOARES
- VICENTE VITORINO GOMES
- JAÍNE DA SILVA SANTOS
- MATHEUS SANTOS FLAN
- TIAGO PACHECO


A Sessão Solene contou ainda com a brilhante participação de Estudantes que fizeram o uso da Tribuna para discursar acerca do tema. O vereador Vicente Lichoti também solicitou que fosse enviada Moção de Parabenização às Estudantes.
São elas:


- CAROLINE ROTHE MAYER
- ELLEN LIMA


PS:  Depois de 3 semanas sem Mandato em Foco, voltamos à normalidade!!!

19 de abril de 2011

Viva Nova Andradina! Viva a Nação Ofayé!

Amanhã, 20 de abril, comemoramos o Dia Municipal do Povo Ofaié, trata-se de uma nação indígena que habitou, por primeiro, as terras nova-andradinenses. Esta etnia é também conhecida como 'Xavantes' pelos colonizadores, porém, entre os indígenas autodenominavam-se Ofayés.
Esta comemoração foi instituída ao dia 11 deste mês pela Câmara Municipal de Nova Andradina, em concordância unânime dos vereadores num reconhecimento histórico da presença destes antepassados. A data foi assim estabelecida por dar seguimento à semana nacional do índio (dia 19 de abril - dia do ìndio).
Os Ofaiés eram nômades que circulavam num território compreendido entre os rios Ivinhema, Vacaria e Pardo onde hoje situam-se os Municípios de Nova Andradina, Ivinhema, Angélica, Batayporã, Anaurilândia, Bataguassu, Brasilândia, entre outros desta região.
Com o avanço dos colonizadores e bandeirantes, essa população sofreu um processo de expulsão e, porque não dizer, de brutal genocídio. Mulheres e crianças estupradas e famílias inteiras assassinadas. Os últimos que sobraram desta nação hoje habitam uma comunidade no Municipio de Brasilãndia-MS, após um trabalho desenvolvido pelo Conselho Indigenista Missionário - CIMI, liderado pelo ex-vereador Carlito de Brasilãndia. Há registros da passagem do Grande Indigenista Brasileiro, o Professor Darcy Ribeiro, pelo Município de Batayporã em razão de seu estudo histórico-antropológico sobre esta população indígena, exemplo deste trabalho, a fotografia ao lado ilustrando este texto.
Nosso Mandato, como relator da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara de Nova Andradina, mais uma vez, cumpre seu papel pedagógico no Legislativo Municipal ao levantar este debate de importância internacional, amparado e assessorado por valorosos historiadores residentes em Nova Andradina.
Viva Nova Andradina! Viva a Nação Ofayé!

10 de abril de 2011

Guinada Conservadora.

A sociedade brasileira passa por um fenômeno que poderíamos chamar de "rearranjo" conservador. Ora, pela regra, o passar dos anos nos dão mudanças na forma de pensar, de agir, de criar. A maioria dessas mudanças são positivas e nos fazem refletir o quanto fomos estúpidos no passado (santa inquisição, voto censitário, regime monárquico, escravatura, ditadura militar...).
Quando falamos deste rearranjo conservador, indicamos que a trajetória do pensamento e comportamento social no Brasil está orbitando na história de forma circular, ou seja, mesmo com os avanços de muitos segmentos, mudam-se os agentes, as figuras, mas a história se repete.
O Programa CQC - Custe o Que Custar - da Rede Bandeirantes divulgou num de seus quadros uma entrevista com o Deputado Jair Bolsonaro-PP, dando a ela um cunho polêmico, quando seu conteúdo racista, homofóbico e preconceituoso entendemos por criminoso. Após uma semana, durante um jogo da Liga Nacional de Volei entre as equipes Volei Futuro x Cruzeiro FC em Contagem-MG, observamos estarrecidos outro duro acontecimento onde o jogador Michael foi chamado de “bicha” e “gay” durante toda a partida pela imensa maioria dos 3 mil torcedores, o pior, incluindo crianças e senhoras.
Para terminar, o massacre numa escola carioca. Mas o que tem a ver essa tragédia com o que estamos dizendo? Tudo a ver! Não queiramos defender que o jovem Wellington Menezes é um "monstro extraterrestre": ele é daqui, é um produto integrante dos valores construídos ou desconstruídos por nossa sociedade. Sua psicopatia ou esquizofrenia fabricados na infância, seja na família ou na própria escola, somados ao fanatismo religioso cada vez mais latente em nossas comunidades tiveram seu desfecho neste 7 de abril macabro, que tomara Deus, não se repita mais.
No Brasil, os meios de comunicação, os políticos ou até mesmo a escola, hipocritamente, tentam disfarçar dizendo que somos um país de mente aberta, mas é mentira. O Brasil ainda é preconceituoso, racista, machista e tradicionalista. Isso pouco mudou, ou se um dia mudou, estamos retrocedendo. Esta guinada conservadora a qual rechaçamos, não se via desde os tempos do Golpe Militar em 64. Isso é real e não podemos subestimar. Cabe a sociedade reagir com mais tolerância e fraternidade, independente de sua orientação religiosa, sexual ou ideológica. 

4 de abril de 2011

CONCURSO PREMIARÁ MELHOR DOCUMENTÁRIO

 A Câmara Municipal de Nova Andradina celabrará o tema da Campanha da Fraternidade 2011 ao realizar uma Sessão Solene no dia 12 de abril. O tema da campanha deste ano é "Fraternidade e vida no Planeta" e o lema segue um versículo da Carta aos Romanos, "A criação geme em dores de parto". Nosso Mandato é o proponente deste evento que será organizado em parceria com a Pastoral da Juventude de Nova Andradina.

Para envolver a comunidade estudantil, a PJ e o Mandato Alternativo abre a partir de hoje um concurso que escolherá o melhor VÍDEO-DOCUMENTÁRIO sobre o tema da campanha, sob a ótica da realidade local.
Os vídeos concorrentes deverão ter duração máxima de 6 minutos e mínima de 3 minutos e o prazo de entrega será até às 10h00 do dia 12 de abril na Câmara Municipal. Os três melhores documentários serão revelados e apresentados durante a Sessão Solene.
Os trabalhos vencedores levarão a premiação de R$300,00 (trezentos reais).
1° Lugar R$150,00
2° Lugar R$100,00
3° Lugar R$50,00

1 de abril de 2011

COLUNA ALTERNATIVA

SESSÃO SOLENE
No dia 12 deste mês convidamos todas as comunidades a participarem da Sessão Solene alusiva à Campanha da Fraternidade 2011, "Fraternidade e vida no Planeta". A Sessão que acontecerá no Plenário da Câmara de Nova Andradina está sendo coordenada pela Pastoral da Juventude local. Mais um momento de reflexão sócio-ambiental na Câmara.

CONCURSO DE REPORTAGEM
No processo de mobilização, a PJ estará organizando um concurso de reportagem em vídeo sobre o tema da Sessão Solene. O melhor vídeo será premiado em trezentos reais e será transmitido durante o evento.

MAGRELO RASGOU O VERBO
Durante a Sessão Ordinária de segunda-feira o Vereador Magrelo soltou o verbo de forma corajosa e republicana, denunciando um suposto "poder paralelo" emperrando a administração do atual prefeito nova-andradinense.

"MÃO INVISÍVEL"
Sobre as declarações bombásticas de Magrelo, o Presidente da Casa, Adriano Palopoli sugeriu em seu twitter que o tal "poder paralelo" já foi conhecido como "mão invisível". Uma coisa ou outra, a denuncia é gravíssima e esboça a existência de forte tráfico de influência na Prefeitura de Nova Andradina.

TRÁFICO DE INFLUÊNCIA
Conforme o artigo 332 do Código Civil, essa prática de vantagem em cima de bens públicos e privilégios dentre as ações de funcionários, sejam de carreira ou em cargo de comissão é crime.

CPI DO PODER PARALELO
As informações lançadas na Tribuna pelo vereador tucano são merecedoras de investigações profundas. Dizem que toda CPI termina em pizza, porém, não há outro meio mais legítimo de investigação parlamentar. O procedimento é desacreditado diante o histórico de engavetamento das apurações de delitos no meio político.

PREFEITO NÃO MANDA?
“Se o próprio prefeito não tem conhecimento das coisas que vem acontecendo pelos bastidores, de pessoas subordinadas à administração dele, que só falam bom dia ou boa tarde quando está na frente dele e por trás fica dizendo que ele não manda nada, vai ter gente que vai ter que adiantar o processo ai”. Palavras do Vereador Magrelo Brambila.

OPOSIÇÃO X SITUAÇÃO
A quem interessa o mal desempenho da administração do Prefeito Gilberto? Estou na oposição não por decisão minha, mas do povo, ora, fui eleito numa chapa derrotada nas últimas eleições. Na democracia a oposição serve para fiscalizar a administração municipal, assim como a situação tem o dever de trabalhar pelo conjunto da municipalidade. Cada um deve cumprir seu papel.

SABOTAGEM
Não se pode conceber que no grupo da situação haja sabotadores de olho na cadeira do Prefeito Gilberto. Sabotagem é cultura do fascismo, da traição. Tudo mundo sabe que no PMDB e o PSDB, partidos da situação, têm interessados na cadeira do Prefeito. Vão desde deputada, ex-prefeito até o presidente da Câmara Municipal. Quanto às regras internas destes partidos não sou eu quem devo dar palpite, mas o povo não pode pagar o pato.

SEMINÁRIO DA JUVENTUDE
Muito bacana a participação da juventude nova-andradinense. Agradeço a presença do José Ricardo, secretário de Políticas Públicas do Distrito Federal, da companheira Lauriene Seraguza, mestranda em antropologia na UFGD, do pesquisador e professor Igor Vitorino do IFMS, dos líderes estudantis dos DCE's da UFGD e UFMS (Dourados e Campo Grande).

Fim de semana sublime à vocês!