23 de maio de 2011

COLUNA ALTERNATIVA

MOCUNA
Desde o dia 20, a Mostra Cultural de Nova Andradina vem agitando e proporcionando arte de ótima qualidade de artistas locais e regionais. Cinema, música, teatro, mini-cursos, palestras, fotografias dão o tom do movimento cultural liderado pelo MSc. Fernandes.

MOCUNA II
A Mostra realizada pela UEMS conta com o apoio da Câmara e Prefeitura Municipal de Nova Andradina. Em sua 2ª edição, tem atraído grande público nas diversas atividades já desenvolvidas. Parabéns, Prof. Fernandes! Com certeza, és digno de nossa admiração e honraria. Que tal um Título de Cidadão Honorário a este grande Mestre?

EXPOSIÇÃO "OFAYÉ"
Brilhante iniciativa da UFMS com parceria da Câmara Municipal de Nova Andradina ao abrir a exposição fotográfica da expedição de Darcy Ribeiro em terras nova-andradinenses que flagrou o cotidiano das últimas famílias indígenas Ofayés na Região do Vale do Ivinhema. Como retratou o Prof. Dr.Giovani, dia 20 de maio de 2011, (sexta-feira) Nova Andradina reencontrou-se com seu passado. De fato, nossa história foi reescrita e os povos originais reconhecidos. Nova Andradina também é terra de índio.

OUTDOOR FUNDERSUL
A publicidade patrocinada por produtores rurais de Nova Andradina tem tirado o sono do Governador André. O outdoor exposto em frente ao prédio da Prefeitura de Nova Andradina cobra das autoridades o paradeiro dos recursos arrecadados pelo famigerado Fundersul. As estradas abandonadas e as denúncias de corrupção envolvendo o nome do Dep.Federal Giroto, pupilo do André, vêm revoltando os ruralistas, parceiros históricos do PMDB/PSDB/DEM em MS.

CASSEMS
A Caixa de Assistência dos Servidores de MS, conforme informações do Deputado Lauro Davi, ex-presidente da entidade, está prestes a entrar em acordo com a antiga mantenedora do Hospital Santa Casa de Nova Andradina quanto a compra do prédio do nosocômio.

CASSEMS II
Confirmada a informação, os servidores públicos do Estado e a Cidade de Nova Andradina terá melhorias na estrutura e atendimento do Hospital que, mesmo sendo privado, dará um importante passo para oferecer novas especialidades médicas.

DOUTORES DA ALEGRIA
A exemplo do que acontece nos grandes centros, Nova Andradina inaugurou o Projeto "Doutores da Alegria" que fará atendimento semanal no Hospital Regional coordenado pelo Serviço Social da Fundação Municipal. A equipe de voluntários conta com 10 componentes que trabalharão aspectos emocionais dos pacientes. Parabéns a estes jovens por esta bela iniciativa.

FESTA LGBT
O último sábado foi agitado em Nova Andradina. Destaque para a festa LGBT em Nova Andradina. E acredite: por pouco eles não acharam local para o evento. Mas, aconteceu e segundo a imprensa e os organizadores foi um sucesso.

POLÊMICA
A homofobia, além de marcar negativamente a vida homossexuais, tem ceifado vidas pelo preconceito, ódio e intolerância. O PLC 122 que está em tramitação desde 2006 deve ser aprovado pelo Congresso, seguindo os últimos movimentos do judiciário brasileiro que deu causa favorável à união homoafetiva.

CARTILHA ANTI-HOMOFOBIA
Está em discussão no MEC a introdução de materiais visando o combate a homofobia como ação interdisciplinar entre estudantes do ensino médio. A polêmica já divide opiniões e ouriçam os setores mais conservadores, principalmente religiosos. Acredito que nossos docentes não estejam preparados para tal atividade. Será que uma campanha na TV, jornais e internet não surtiria mais efeito?

CASO PALOCCI
Um convite à reflexão: O que tem a ver o último movimento da imprensa e da oposição que mira na declaração do IR de Palocci  com o NOVO CÓDIGO FLORESTAL e a REFORMA POLÍTICA?

NOVO CÓDIGO FLORESTAL
Bastou discutirem o afrouxamento da matéria que rege as atividades de produção agropecuária para o desmatamento na Amazônia apresentar índice recorde no aumento da destruição da floresta. 


Indo pra Brasília... 

20 de maio de 2011

NOVA ANDRADINA RECEBE "CIRCO DO MATO"

Nova Andradina e região recebe neste final de semana a peça teatral “Uma Praça, Uma Igreja e o Palhaço no ½ da Rua: Uma Identidade em Formação”, apresentada pelo grupo de artes cênicas “Circo do Mato”, de Campo Grande.
O projeto consiste na apresentação das peças teatrais e na realização de debates sobre a identidade e cultura no estado, com ênfase na história dos artistas de rua e formação da linguagem teatral e circense de Mato Grosso do Sul. Os debates serão registrados em vídeo digital para documentar a experiência.
A peça
O trabalho que será apresentado é um espetáculo de Circo-Teatro de Rua, andante e de simples assimilação, intitulado “O Palhaço no ½ da rua”. Constituído de música, teatro e diálogo direto com o circo; o espetáculo é lírico, poético, esteticamente marcado para relembrar os tradicionais circos brasileiros e suas pequenas famílias circenses. Através da chegada de uma Charanga (banda circense), que invade o espaço com cantorias e pequenos números de baile, encena o espetáculo, mescla de quadros esquetes e números circenses.
O grupo
O Circo do Mato é uma associação cultural sem fins lucrativos, fundada oficialmente em 2004 e totalmente independente. Um grupo composto por artistas locais com grande experiência na área. Atuam na área cultural desde o final dos anos 90.
Alguns de seus membros passaram pela Escola Nacional de Circo na cidade do Rio de Janeiro. Seus artistas desenvolvem um permanente trabalho de pesquisa e estudo nas artes cênicas e nas artes que a envolvem: música, cenografia, figurino, iluminação, corpo, voz, etc. Há uma grande troca de conhecimentos entre seus componentes e a busca pelo melhor é uma constante através de cursos que fazem no Estado e fora dele.
Em Nova Andradina a apresentação do espetáculo será neste sábado, dia 21/05 às 10h na Praça Quenenciado de Lima. A vinda dos artistas à região é uma articulação do Mandato Alternativo, com a colaboração da Pefeitura de Nova Andradina.

17 de maio de 2011

Mandato em Foco

  • “Não se regenera cidadão num espaço destinado á uma lotação de 24 pessoas, quando na prática encontram-se ali, mais de 70 elementos.” É ciente disso, e com o intuito de somar esforços para cobrar do Governo do Estado, à responsabilização da Cadeia Pública de Nova Andradina, a qual se encontra em situação de superlotação, que o vereador Vicente Lichoti solicitou ao Sr. Laerte Tetila (Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa de MS), ao Dr. Leonardo Avelino Duarte (Presidente da OAB/MS), ao Dr. Khálid Sami Ibrahim (Presidente da OAB/Nova Andradina), ao Sr. Walter Bernegozzi Júnior (Presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Nova Andradina) e ao Ministério Público Estadual (MPE/MS) que sejam envidados esforços no sentido de buscar soluções para o problema crônico de superlotação da Cadeia Pública de Nova Andradina.
  • Esperando contemplar os munícipes que infelizmente têm sido alvo de transtornos no que diz respeito à devolução de correspondências devido a não-identificação das ruas do bairro, o vereador Vicente Lichoti solicitou ao Sr. José Gilberto Garcia, Prefeito Municipal, e ao Sr. Roberto Ginell (Secretário Municipal de Serviços Públicos), que sejam sinalizadas através de placas, as ruas dos bairros Bela Vista I e Bela Vista II, de Nova Andradina.
  • Propondo a realização de um Show gratuito em praça pública no mês da família (agosto) ou no aniversário da cidade (dezembro), o vereador Vicente Lichoti solicitou ao Sr. Humberto Canesque (Secretário Municipal de Administração), ao Pe. Ângelo Gaio, ao jovem Danilo Nantes (Coordenador da Pastoral da Juventude) e à coordenação do grupo de jovens Eternos Apaixonados, a contratação do show do grupo “ROSA DE SARON”, que em seu trabalho mescla Rock com Pop Gospel, conquistando milhões de jovens com canções que falam do amor, da amizade, da partilha e da devoção cristã.
  •  Com o intuito de disponibilizar um espaço exclusivo que integre a juventude da cidade e a população em geral, oportunizando a prática do lazer, cultura e esporte, combinando o uso do som automotivo, já tradicional, com atividades de dança, vôlei e basquete de rua, skate, exposição de artes plásticas, shows, dentre outras ações, o vereador Vicente Lichoti solicitou ao Sr. Roberto Ginell (Secretário Municipal de Serviços Públicos e Chefe do Departamento Municipal de Trânsito), ao Cap. Huesley Paulo da Silva (Comandante do 3º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros), ao Ten. Cel. Flávio Katumi Mishikawa (Comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar) ao Sr. Rinaldo Moreira (Delegado Titular da 1ª Delegacia de Polícia Civil), o fechamento da Av. Antônio Joaquim de Moura Andrade no trecho entre as ruas Elizabeth Rubiano e Imaculada Conceição, para que seja realizado o Projeto DOMINGO LIVRE.
  •  Atendendo a comunidade que reside ao redor do Cemitério Municipal Santa Bárbara, trazendo mais segurança e evitando o vandalismo no local, além de facilitar o trabalho dos pedreiros que atuam na reforma e construção de túmulos, o vereador Vicente Lichoti solicitou ao Sr. Roberto Ginell (Secretário Municipal de Serviços Públicos) que seja instalado um poste central, tendo refletores e dispondo de tomadas para a distribuição de eletricidade para os trabalhadores que dela necessitam, possibilitando a utilização de suas ferramentas de construção.

13 de maio de 2011

MAIS CURSOS SUPERIORES PARA NOVA ANDRADINA

O Mandato Alternativo, em parceria com professores, coordenadores e diretores de instituições que lecionam o Ensino Médio e Superior em Nova Andradina e região, está sondando a opinião dos estudantes quanto a implantação de novos cursos superiores em Nova Andradina. 
Os dados deste levantamento darão suporte ao debate que promoveremos no próximo mês na Câmara Municipal, em que vamos reunir em Audiência Pública, representantes das universidades públicas e faculdades privadas presentes em nosso município. 
Queremos consolidar Nova Andradina como Cidade Universitária, para atender os estudantes da região e do país, já que o SISU - Sistema de Seleção Unificada, possibilita a inserção de estudantes do Brasil inteiro na UEMS e UFMS que dispõem de Campus em nossa Cidade.
A sondagem sugere a escolha de 3 cursos superiores numa lista de 15 opções. O curso que não estiver na lista pode ser apontado como sugestão no espaço (16).
(01)Agronomia 
(02)Artes Cênicas e Danças                                  
(03)Ciências Sociais                              
(04)Comunicação Social                       
(05)Design                                                             
(06)Educação Física
(07)Enfermagem                                    
(08)Engenharia Civil                                          
(09)Engenharia Ambiental
(10)Jornalismo                                       
(11)Nutrição                                                         
(12)Psicologia
(13)Relações Internacionais                  
(14)Sistemas de Informação                                
(15)Zootecnia 
(16)_______________________
Opine você também, no comentário abaixo!

9 de maio de 2011

COLUNA ALTERNATIVA

TRANSPORTE ESTUDANTIL
Continuamos nossa articulação pelo transporte dos estudantes do Campus da UFMS de Nova Andradina. Agora, com o Dr. Julio Cesar Gonçalves, que é Pró-Reitor de Administração da UFMS, pela mediação do Deputado Pedro Kemp.

ABSURDO! 
Mesmo com o aumento dos repasses financeiros do Governo Federal, a UFMS cortou mais de 30 bolsas de auxílio/permanência para estudantes do Campus de Nova Andradina. A instituição alegou falta de documentação por parte dos estudantes. Será? 

STF RECONHECE UNIÃO HOMOAFETIVA 
Voto histórico de Ayres Britto pela #u "A ausência da lei não é a ausência do direito, porque o direito é maior do que a lei", justificou o Ministro do Supremo.

PREÇO DOS COMBUSTÍVEIS
Medida Provisória aumentará controle sobre o ETANOL  Passou da hora, não é companheira Dilma?! Usineiro lucrou como nunca no lombo do consumidor. O último fim de semana foi marcado por protestos em todo o país.

NOVO CÓDIGO FLORESTAL
Discutir o cumprimento do Código Florestal através de normas claras é uma via salutar. Porém, o que discorre sobre o tema neste Congresso conservador, aponta para saídas desastrosas ao meio ambiente. Os ruralistas querem anistia pelos crimes ambientais.

AZAMBUJA NA ISTOÉ
Vejam a razão dos ruralistas trabalharem pela mudança no Código Florestal  Querem mais é se livrarem de multas milionárias e se beneficiarem de desmatamentos irregulares.


HASHIOKA DE VOLTA?
Tenho novo seguidor no twitter. Trata-se do perfil @ que faz apologia à volta do ex-prefeito à prefeitura de ova Andradina. Por quê voltar à prefeitura, se na prática, de lá ele nem saiu?

TADAO PREFEITO
O Encontro Regional do PT realizado em Nova Andradina na semana passada, apontou para o fortalecimento da tese de candidatura petista à prefeitura. 

HÁ 23 ANOS...
Este é o período em que o Partido dos Trabalhadores não disputa como cabeça de chapa. O nome que se consolida é o do nosso mestre e guru Luiz Tadao. Professor, que dedicou sua vida ao sindicalismo e à representação popular.

PT NA PREFEITURA
Nunca na história tivemos um prefeito suscitado da classe trabalhadora. Sempre tivemos patrões na governança. Chegou a hora de um educador comandar nossa cidade.

REELEIÇÃO
Fora de cogitação o boato de que estarei concorrendo a vice-prefeito de candidato de outro partido. Se o Partido me permitir, estarei postulando a reeleição. Meu nome está à disposição do PT para qualquer lugar na batalha.

CONFRATERNIZAÇÃO NO PT
Na tarde do dia 22 de maio, domingo, teremos uma confraternização com a militância e simpatizantes do PT. O encontro será na sede do Diretório, na Av. Moura Andrade, 676. O objetivo do evento é angariar fundos para a manutenção das atividades partidárias.

4 de maio de 2011

Mandato em Foco

  • Com o objetivo de garantir a perpetuação dos valores contidos na memória de um povo - um dos maiores tesouros de uma sociedade - o vereador Vicente Lichoti solicitou ao Sr. Júlio César Castro Marques, Secretário Municipal de Infraestrutura, a construção de um monumento em memória do Povo Ofayé, a ser instalado na Praça "Quenenciano Cecílio de Lima".

  • Visando atender a necessidade de cerca de 100 crianças residentes no Assentamento Santa Olga, o vereador Vicente Lichoti solicitou ao Sr. José Carlos Paiva Souza, Secretário Municipal de Tecnologias da Informação, Comunicação e de Inovação, que seja implantada a Sala de Informática na Associação dos Agricultores Familiares do referido assentamento, aproveitando a oportunidade para deslocar um Professor da Rede Municipal de Ensino, para desempenhar aula no campo da Informática Básica.

  • Reconhecendo que o objetivo de um sindicato é a luta pelos direitos e garantias individuais dos trabalhadores, conscientizando-os de sua real função dentro do contexto social de seu local de trabalho e fora dele, o vereador Vicente Lichoti requereu à Mesa Diretora da Câmara Municipal que seja enviada Moção de Parabenização à Eleição do SIMTED (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação) realizada no dia 26 de Abril de 2011.
Confira a nova Diretoria:

- Presidente: Edson Granato
- Vice-Presidente: Luiz Carlos Picolli
- Secretária Geral: Rosimeire Picolli Passarelo
- 1ª. Secretária: Cleuza Ortiz Martins
- Tesoureiro Geral: Mauricio dos Santos
- Secretária de Imprensa e Divulgação: Olga Maria Bachega Brito
- Secretária Educacional: Rosvely Trindade T. da Veiga
- Secretária de Formação Sindical: Dalva de Souza
- Secretário de Cultura e Social: José Wilson dos Santos
- Secretária Ético Jurídico: Iva Luiza de Souza Santos
- Secretária dos Aposentados: Ilda Barbosa
- Secretária dos Funcionários Administrativos: Wanda dos Santos Pereira
- Secretária dos Especialistas em Educação: Silvana Talesa Rocha Parra
- Secretária de Educação Municipal: Jaqueline Hernandes Dorce
- Suplentes: José Amorim da Silva, Maricleide dos Santos Picolli, Edgar Xavier Ruas, Ivanildo Conceição da Silva e Leandro Domingues.