29 de maio de 2012


Vicente Lichoti cria o ‘Prêmio Getro Camargo de Jornalismo’
Em homenagem a pioneiro, projeto do vereador Vicente Lichoti (PT) reconhecerá e premiará o trabalho dos profissionais da imprensa

A Câmara de Vereadores de Nova Andradina aprovou na noite desta segunda-feira (28), durante sessão ordinária, o projeto, de autoria do Vereador Vicente Lichoti (PT), que cria o prêmio “Getro Camargo de Jornalismo”.  Serão reconhecidos os trabalhos dos profissionais da imprensa que atuam no município.

De acordo com Lichoti, o projeto visa valorizar os profissionais da área. “Dizem que o jornalismo é o 4º Poder. Sem jornalismo sério, não temos democracia séria”, justificou o parlamentar ao falar sobre o projeto.

A princípio, o prêmio será dividido nas seguintes categorias: Reportagem do ano em Jornal Impresso; Reportagem do ano em Jornal Eletrônico; Foto Jornalística do ano; Colunista do ano; Repórter esportivo do rádio do ano; Jornalista do ano; e Crônica do ano.

A premiação será organizada pela Câmara Municipal de Nova Andradina. Os profissionais ganhadores receberão troféus, que serão entregues durante sessão ordinária do mês de junho de cada ano.

A comissão julgadora será composta por cinco integrantes, representantes do Jornalismo, do Fotojornalismo e da Publicidade. Os membros desta comissão serão indicados pela própria Câmara Municipal.

Homenagem

O reverendo da igreja Metodista, Getro Camargo, homenageado pelo projeto do vereador, foi pioneiro, primeiro pastor e dono do primeiro jornal de Nova Andradina. Ele faleceu aos 71 anos de idade, no dia 17 de maio de 2010.

O ‘Pastor Getro’, como era conhecido, nasceu na cidade de Ourinhos (SP) e chegou a Nova Andradina no ano de 1965. O religioso foi o criador da expressão “Cidade Sorriso”, que até hoje define o município do Vale do Ivinhema.

“Ele faz parte da história de Nova Andradina. Não podemos contar a história da cidade sem lembramos dele. Ao falar da ‘Cidade Sorriso’, temos que lembrar do Pastor Getro”, disse Vicente Lichoti ao falar da homenagem a Getro Camargo.

‘O Pioneiro’

No ano de 1967, Getro Camargo, visionário, idealizou e criou o primeiro jornal de Nova Andradina, que tinha como título “O Pioneiro”. O periódico, mimeografado em quatro folhas (frente e verso), era impresso na cidade de Presidente Prudente (SP). O jornal circulou na região até o ano de 1970.

Em Nova Andradina, Getro Camargo também atuou como professor, bibliotecário e secretário de gabinete na gestão do prefeito Alcides Menezes de Faria.


Por Gracindo Ramos /  CMNA 

25 de maio de 2012

Conferência Livre: NA+20

Seguindo a orientação da RIO + 20 (CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DAS NAÇÕES UNIDAS para o Meio Ambiente, que será realizada próximo mês na cidade do Rio de Janeiro), o Mandato Alternativo em parceria com Entidades, Empresas e Instituições Públicas está convocando a população de Nova Andradina e Região para a Conferência Livre NA + 20 (NOVA ANDRADINA + 20 anos).


A NA+20 , propõe debater o desenvolvimento da cidade em seus aspectos socioeconômicos casados com a sustentabilidade, ou seja, planejar o município de modo que ele cresça respeitando o Meio Ambiente e recuperando os recursos naturais degradados.
      


Várias temáticas a serão debatidas, como a gestão dos resíduos sólidos, recursos hídricos, saneamento básico, sustentabilidade no campo e na cidade. O novo Código Florestal que já foi aprovado no Congresso mas que recebeu alguns 'retoques' da Presidente Dilma, também estará na ordem do dia. Mesmo sendo uma Legislação Federal, seus dispositivos também impactam no nosso município, cabe a todos os interessados planejarem a aplicabilidade à nova redação. Em suma, o grande desafio proposto é produzir preservando os recursos naturais. É garantir que o crescimento econômico esteja em consonância à uma politica ambientalmente sustentável.
     
E você é o nosso convidado especial para participar deste momento importante em nossa história.  A Conferência será no dia 5/06/2012 às 19h00 na Câmara Municipal. A Mesa de debatedores e colaboradores será formada por especialistas, ativistas e representantes de classe, os quais mediarão e facilitação a Conferência. COMPARTILHE ESSA IDEIA!

3 de maio de 2012

Vicente participa de projeto de extensão escolar

Escolhido por um grupo de adolescentes, estudantes do 8°Ano B da Escola Estadual Nair Palácio de Souza, o vereador Vicente Lichoti esteve ontem, quarta-feira, 2, nas dependências da Escola para colaborar e enaltecer o projeto de extensão escolar desenvolvido pela Professora da disciplima de História, Mazé Zanquetta. Para desenvolver o projeto, Mazé Zanquetta dividiu aturma em grupo de 4 estudantes, sendo que cada grupo ficaria responsável de escolher um professor ou personalidade para ser entrevistado. Jan, Pedro, Gabriel e Wesley escolheram Vicente e pelo vereador foram recebidos na Câmara para um bate papo cultural.
Na entrevista, os estudantes perguntaram ao Vereador sobre hábitos de leitura, livros interessantes e qual livro indicaria para o público jovem, considerando que o mesmo auxiliaria e despertaria um aluno para a leitura e pesquisa escolar. Lichoti indicou-os o best seller "O Mundo de Sofia", de Jostein Gaarder. O livro é um romance filosófico de fácil compreensão, que conta a história de uma adolescente que é desafiada por um professor a viajar na história da filosofia.
Prontamente, os alunos convidaram o Vereador a comparecer na Escola e colaborar com a biblioteca particular da turma, organizada pelos alunos com o apoio de Mazé Zanchetta. Vicente, ao visitar a turma, presenteou-os com o livro sugerido, o qual contem 541 páginas, já foi traduzido para mais de 50 línguas, e que atualmente se encontra em sua 70ª reimpressão. Somente na Alemanha foram vendidos 3 milhões de cópias.