25 de setembro de 2013

Problema resolvido! Acessibilidade respeitada.

Depois de cobrarmos a Prefeitura pelo cumprimento da Lei, e até sugerirmos uma passarela alternativa ao bloqueio da obra, a construtora recuou ontem, quarta-feira (25/09) em 1.30m, o tapume da obra na Moura Andrade.
É claro que são muitos os problemas, mas com pressão popular as coisas caminham mais rápido. 

Parabéns, população de Nova Andradina!

23 de setembro de 2013

Vicente quer adesão da Prefeitura a Programa de "Rede Cegonha"

O vereador Vicente Lichoti apresentou indicação solicitando a adesão do Governo Municipal de Nova Andradina ao programa "Rede Cegonha", formulado e implementado pelo Governo Federal.

Divulgação
Vicente expôs que o "Rede Cegonha" é um programa que oferece uma rede de cuidados, assegurando às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo, à atenção humanizada da gravidez, parto, abortamento e puerpério, e às crianças garante o direito a um nascimento seguro, além de crescimento e desenvolvimento saudáveis.








Fonte: Bete Lopes / Assessoria

Câmara e IFMS discutem novos projetos para campus de Nova Andradina

Gestores do IFMS - Campus Nova Andradina se reuniram recentemente com o presidente da Câmara Municipal, Newton Luiz de Oliveira (Nenão), e o segundo secretário, Vicente Lichoti, para tratar de possíveis parcerias entre o campus local e o Legislativo.



Divulgação


Em conversa com o diretor da unidade do município, Marcio Lustosa, o coordenador-adjunto do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), Mauro Amorim e o diretor de Ensino Pesquisa e Extensão, Volmar Meia Casa, os vereadores discutiram sobre a divulgação dos cursos ofertados em Nova Andradina e possibilidades de parceria com a Casa de Leis para estágios não remunerados. 


“Foi um encontro bastante produtivo. A nova diretoria veio se apresentar e mostrou interesse em aproximar o Instituto da comunidade”, analisou Lichoti. O parlamentar complementou ainda que a direção do campus sinalizou apoio ao projeto de implantação de uma estação metereológica no município.

“É um pedido antigo reforçado por mim e pelo vereador Sandro Hoici. O Ministério da Agricultura e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) já se manifestaram e acreditamos que o IFMS tem uma área disponível compatível com as exigências necessárias”, afirmou o parlamentar. 

O presidente da Câmara também fez suas considerações sobre os projetos elencados em reunião. “Nós nos colocamos à disposição para efetivar essas ações. É um interesse de todos e acredito que só temos a ganhar ao fortalecer a presença do IFMS aqui em Nova Andradina. Nossos jovens precisam dessa oportunidade e quanto mais ampliarmos as opções, melhor”, frisou Nenão. 

Fonte: Ana Carla Barbosa / Assessoria

Vicente e Robertinho querem melhorias no Centro de Apoio Psicossocial (CAPS)

Os vereadores Vicente Lichoti e Robertinho Pereira apresentaram requerimento em conjunto durante a última sessão, realizada na segunda-feira, dia 16 de setembro, solicitando informações a respeito do funcionamento do Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) de Nova Andradina.

Divulgação
No requerimento, os vereadores requerem informações sobre o número de servidores e discriminação das funções que exercem, quantos pacientes cadastrados, o valor do repasse financeiro do Governo Federal e a contrapartida do município, se os usuários recebem alimentação de acordo com as exigências do Ministério da Saúde, se o ambiente dispõe de climatização artificial, aparelho de som para auxiliar nas terapias dinâmicas, bem como se há previsão para construção de sede própria, melhorias que garantirão segurança e atendimento digno aos usuários.

Os parlamentares expuseram que o CAPS realiza serviços de extrema relevância, e é necessário monitorar as atividades desenvolvidas, visando contribuir para o bom andamento das ações desenvolvidas.

Assessoria

Vicente e Sandro cobram Estação Metereológica para Nova Andradina

Os vereadores Vicente Lichoti e Dr. Sandro Hoici encaminharam requerimento ao Ministério da Agricultura e Pecuária, com cópia ao Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) solicitando informações a respeito da instalação de uma plataforma meteorológica no município de Nova Andradina.
Divulgação
No requerimento, os vereadores cobram uma previsão para a instalação da plataforma meteorológica, e qual a parcela de contribuição do Poder Público Municipal para a concretização deste projeto.

Vicente e Sandro expuseram a importância da implantação desta estação, que poderá medir os níveis de temperatura (mínima, máxima e instantânea), umidade relativa do ar (mínima, máxima e instantânea), ventos (velocidade máxima, direção e rajadas), chuva, pressão atmosférica e radiação solar, e será uma importante ferramenta principalmente para o homem do campo. “Queremos acompanhar de perto este processo, para que este projeto seja o mais rápido possível concretizado”, afirmou Lichoti.

Assessoria

20 de setembro de 2013

Vicente articula Workshop da Embrapa na Exponan 2013

Desde o inicio de 2013, o mandato parlamentar do Vereador Vicente Lichoti empreendeu ações que visam aproximar o setor da produção agropecuária da Embrapa Oeste, com sede em Dourados-MS.

No mês de maio, pesquisadores da Embrapa, coordenados pelo Doutor Cláudio Lazzarotto, realizaram em parceria com o mandato do Vereador Vicente, o I Painel da Agropecuária Regional em Nova Andradina, evento que buscou diagnosticar e levantar as potencialidades da produção rural na região do Vale do Ivinhema.



Divulgação

Acreditando no grande potencial e na força da Exposição Agropecuária de Nova Andradina, a EXPONAN, o Vereador iniciou as articulações para realizar um Wokshop da Embrapa durante a programação do evento deste ano, um dos maiores e mais importantes do agronegócio de Mato Grosso do Sul.


Divulgação

Nos últimos dias, Vicente obteve o apoio de todos os agentes que possibilitarão a construção desta agenda inédita. Esta parceria contará com a colaboração dos Doutores, Auro Akio Otsubo, Chefe Adjunto de Transferência de Tecnologia e Claudio Lazzarotto, pesquisador da Embrapa em Dourados, em aliança com os colaboradores locais, o Sr. Marcus Vinicius Godoy Garcia Jr, Presidente do Sindicato Rural de Nova Andradina e do Sr. Márcio Costa, Secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado de Nova Andradina.

19 de setembro de 2013

"Obra pública com durabilidade é respeito ao contribuinte", afirma Vicente

Os vereadores apreciaram e aprovaram na noite de segunda-feira, dia 16 de setembro, durante a sessão ordinária, o Projeto de Lei Ordinária nº 20, de autoria dos vereadores Vicente Lichoti e Edson Tolotti, que dispõe sobre a obrigatoriedade das empresas construtoras de asfalto, recapeamento, reparos (tapa buracos) em asfalto e prédios públicos contratados pelo município ofereçam garantia mínima de cinco anos nos serviços prestados no âmbito do município de Nova Andradina.

De acordo com o projeto, a empresa contratada fica obrigada a realizar reparos ou correções caso forem verificados defeitos ou incorreções resultantes da execução ou dos materiais empregados, sem ônus para o município, durante o período de garantia. O prazo para que sejam feitas as correções necessárias são de 10 dias úteis, com multa caso a empresa não cumpra os prazos estipulados.



Vicente e Tolotti agradeceram aos demais vereadores pela aprovação do Projeto de Lei, que representa mais uma ferramenta para que o Poder Executivo possa ter garantias de que as obras sejam executadas com materiais de qualidade, e as empresas contratadas podem ser responsabilizadas caso os serviços não estejam de acordo com o padrão de qualidade. “É uma conquista para nossa cidade e para nossa população, é mais uma ferramenta de controle social e cidadania”, afirmou Vicente.

O Projeto de Lei foi encaminhado ao Poder Executivo, que irá regulamentar os procedimentos para implementação da lei no prazo de 60 dias.

Assessoria

17 de setembro de 2013

"Aeroporto é estratégico para Nova Andradina atrair investimentos", defende Lichoti

"Como desenvolver uma região, com implantação de indústrias e empreendimentos que geram emprego e renda, se a nossa logística não favorece?"
Foi com esta reflexão que o Vereador Vicente Lichoti convenceu os vereadores a aprovar seu requerimento que cobra do Governo Federal, informações sobre a retomada das obras para consolidar o funcionamento do Aeródromo Municipal. A cobrança foi feita durante a sessão de segunda-feira, dia 16 de setembro.
Vicente encaminhou o requerimento ao ministro chefe da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco, com cópia ao diretor presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Marcelo Pacheco dos Guaranys, em que solicita informações sobre a homologação do aeródromo, bem como se existe data prevista para a efetivação, e o valor financeiro a ser investido. 
No requerimento, Lichoti sugere ainda que sejam realizados estudos para que o projeto possa ser inserido no “Plano de Aviação Regional” do Governo Federal, implantado para aperfeiçoar a qualidade do serviço prestado ao passageiro, agregar novos aeroportos e rotas pelas empresas aéreas. “É uma necessidade urgente para a nossa região. Aeroporto é estratégico e imprescindível para Nova Andradina atrair novos investimentos”, resumiu Vicente.

Assessoria

Márcio Lustosa recebe Moção na Câmara

O novo diretor do campus de Nova Andradina do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Márcio Lustosa Santos, recebeu na noite de segunda-feira, dia 09 de setembro, moção de parabenização de autoria do vereador Vicente Lichoti.
O homenageado assumiu a direção do campus no dia 30 de agosto de 2013, com o desafio de gerar conhecimentos e desenvolver pesquisas em benefício da comunidade, agregando os jovens de todo o Vale do Ivinhema.
Márcio recebeu a homenagem na Câmara Municipal, durante a sessão. A moção foi subscrita por todos os vereadores da Casa. O vereador Vicente Lichoti parabenizou o professor doutor e desejou sucesso na sua missão de dirigir o campus de Nova Andradina do IFMS.

Assessoria

Delcídio atende Vicente com centenas de exemplares de Leis, Códigos e Estatutos

O Gabinete do Senador Delcídio Amaral atendeu o pedido  do Vereador Vicente Lichoti, concedendo centenas de exemplares de publicações de Leis, Códigos e Estatutos brasileiros para contemplar estudantes e munícipes nova-andradinenses.
São publicações do Código Civil, da Constituição Federal, do Estatuto da Criança e do Adolescente, da Lei Maria da Penha, do Estatuto do Idoso, do Código do Consumidor e  Código Penal.
A medida visa estimular o cidadão sul-matogrossense a ter acesso ao acervo de normas constitucionais do Brasil, sobretudo, servindo para orientar e facilitar a vida acadêmica dos estudantes do ensino superior de diversas instituições públicas e privadas de Nova Andradina.

12 de setembro de 2013

Maria Eugênia é convocada a esclarecer situação da Banda Marcial

O vereador Vicente Lichoti apresentou requerimento durante a sessão ordinária realizada na segunda-feira, dia 09 de setembro, convocando a secretária de Cidadania e Assistência Social, Maria Eugênia Bruno Andreassi, para que compareça em Sessão da Câmara Municipal no prazo de até 15 dias, visando prestar esclarecimentos sobre o andamento das atividades da Banda Marcial Municipal Getúlio Vargas, no ano de 2013.

O requerimento fomentou a pauta de discussões na Casa de Leis, e os vereadores opinaram sobre a situação da banda de Nova Andradina. O vereador Vicente Lichoti afirmou que o requerimento visa esclarecer a situação, em face aos manifestos e protestos por parte dos integrantes da banda, familiares e munícipes, sobre a suposta ausência de políticas norteadoras para o bom andamento do projeto social que é gerido pela Semcias. “Apresentei diversas indicações, fiz reivindicações em prol da banda, mas de nada adiantou. O silêncio foi o protesto mais justo deste 7 de Setembro. Um silêncio que valeu centenas, milhares de vozes gritando, talvez representando a maioria da nossa população”, desabafou Vicente.

Os vereadores defenderam que o problema precisa ser resolvido, e falaram dos relatos da falta de infraestrutura, não pagamento do Bolsa Banda desde fevereiro deste ano, local para os ensaios, entre outras reclamações. “Precisamos discutir e buscar soluções. A banda não pode parar ”, defendeu Lichoti.

11 de setembro de 2013

Deputado Biffi defende APAEs junto ao MEC

A notícia se deu nesta terça-feira, 11, em conversa por telefone com o Deputado Federal Antonio Carlos Biffi, um dos deputados mais respeitados no Congresso Nacional, pela luta em favor da Educação.
Biffi repassou-nos informações sobre a reunião desta tarde que envolveu membros do Núcleo de Educação da Câmara dos Deputados e técnicos do MEC, com o intuito de rechaçar o Projeto do Senador José Pimentel ...
que prevê a inclusão radical de alunos com deficiência intelectual nas escolas regulares.
Ficou garantido aos deputados a manutenção do Decreto Presidencial 7.611/2011 que garante a redação que dá a atenção preferencial às entidades filantrópicas historicamente atuantes em favor às pessoas com deficiência, como APAE e PESTLOZZI, dando seguimento ao "Plano Viver sem Limite", que ampliará as políticas públicas em favor destes institutos.
Segundo o companheiro Biffi, este Projeto prejudicial às APAEs não terá sucesso e será reprovado na Câmara.
Muito bom!!! Mas, continuemos atentos, vigilantes e na luta

9 de setembro de 2013

O melhor e mais justo protesto deste 7 de Setembro.

O melhor e mais justo protesto deste 7 de setembro aconteceu na cidade de Nova Andradina, interior de MS. (clicando no link você poderá acompanhar os debates no facebook)
A nossa Gloriosa Banda Marcial Getúlio Vargas, motivo de orgulho para nossa cidade, que sagrou várias conquistas, passa por um momento de abandono. Na manhã de hoje, mais uma vez, os integrantes atravessaram a Moura Andrade honrando a população com sua apresentação.
Veja o vídeo...
Ao chegarem à frente do palanque das autoridades, numa atitude simples, os componentes calaram a todos.
Um silêncio que valeu centenas, milhares de vozes gritando, talvez representando a maioria da nossa população.
Cessaram a apresentação e cabisbaixos, com os instrumentos musicais arriados, como se lamentando, reprovando o descaso e a falta de compromisso do Poder Público com a valorização da BMMGV e da cultura em geral, ensinaram a todos nós o que é coragem, civismo e amor à Pátria.

4 de setembro de 2013

Vicente quer "Mais Médicos" em Nova Andradina

O vereador Vicente Lichoti solicitou por meio de indicação ao Prefeito Roberto Hashioka a adesão do município de Nova Andradina ao Programa Mais Médicos, do Governo Federal. 

Vicente argumentou que o Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que prevê investimentos tanto em infraestrutura, quanto o compromisso de levar mais médicos para regiões onde são escassos ou não existem profissionais.

O vereador Petista, que está visitando os postos de atendimento básico às famílias, os ESF's, destacou que o Governo Federal encaminhou recursos para a ampliação de todos os prédios para o atendimento a programa Estratégia de Saúde da Família, principal foco do Programa Mais Médicos.

3 de setembro de 2013

"Ninguém ama o que não conhece", diz Lichoti sobre Parque Ambiental

Na manhã desta terça-feira, 03, o Vereador Vicente Lichoti visitou o Parque Ambiental, área também conhecida como Matinha, consumida por um incêndio de grandes proporções no último domingo. O desastre afetou cerca de 70% da área verde localizada na metade oeste da zona urbana de Nova Andradina.
O vereador lamentou os danos à fauna e à flora do local e defendeu investigação rigorosa para responsabilizar quem ocasionou o incêndio, que ameaçou vidas humanas e
                                                                                                                                                                   do Site Novanews
residências vizinhas à área de ambiental.
"Ninguém ama o que não conhece", disse o vereador sobre o parque protegido por Lei Municipal e pelo Plano Diretor do Município de Nova Andradina, que tombou as propriedades particulares como área de interesse ambiental.
Lichoti acredita que a responsabilidade não é somente do Poder Público, já que a área verde de aproximadamente 17 hectares é particular, mas salientou que boa parte da população não conhece a área, não expressa valor ou nem cobra ação do Poder Público na solução do impasse.
"Daqui podemos criar uma grande área de lazer, de encontro das nossas famílias, valorizando o cerrado, vegetação típica da nossa região, mas fundamentalmente, garantindo qualidade de vida às gerações atual e futura", considera Lichoti,
Vicente também destacou a iniciativa dos vereadores Nenão e Robertinho, ambos do PMDB, na busca de parceria com o Ministério Público Estadual, por ações que possibilitarão a efetivação da área como Parque Ambiental.  
Para a consolidação do Parque, o petista defende a desapropriação dos lotes por meio de indenização aos proprietários. "Desapropriar é a saída, mas para tanto, o Prefeito tem de entender que a sustentabilidade é pauta prioritária nos tempos de hoje", considerou Lichoti.

Vicente propõe valorização salarial para os servidores municipais.

Em entrevista ao Programa "O Legislativo é Notícia", transmitido nas rádios de Nova Andradina, o Vereador Vicente Lichoti (PT) defendeu a valorização salarial para os servidores municipais, apontando uma triste realidade em relação à remuneração de auxiliares de serviços básicos, administrativos, recepcionistas e agentes de educação infantil, que segundo o petista trata-se de uma das piores remunerações dentre as prefeituras de MS.
"Nossas escolas, postos de saúde, departamentos públicos em geral estão sofrendo forte debandada de funcionários que trocam a estabilidade do serviço público por melhores condições salariais ofertadas pela iniciativa privada", pontuou o vereador. Ainda sobre o tema, Vicente propôs ao Executivo Municipal a realização de concurso público para suprir as demandas das Escolas de Educação Infantil e dos trabalhadores na saúde pública.
O vereador também reforçou sua luta pela implantação do plano de saúde aos servidores municipais. Anunciou que está visitando os postos de saúde e Ceinf's da Cidade e de Nova Casa Verde, para atestar as condições de trabalho e a qualidade do atendimento ao munícipe.

Vicente Lichoti requer informações sobre concessão da BR-267

Divulgação
O parlamentar Vicente Lichoti (PT) encaminhou requerimento à pauta da Sessão Ordinária, nesta última segunda-feira, 02 de Setembro, a matéria fora deliberada sob o n.º 99/2013, no “Plenário Sidney Sanches”, na Câmara Municipal de Nova Andradina.

O requerimento foi encaminhado à vários órgãos federais, no intuito de obter informações precisas sob o processo de concessão da BR-267, que interliga os municípios de Bataguassú, Nova Andradina e Nova Alvorada do Sul.

“Recentemente fui pego de surpresa quando foleava um folhetim de Mato Grosso do Sul, em destaque estava o comunicado que a BR-267, fora excluída dos planos de concessão do Governo Federal, incomodado com esta tomada de decisão, resolvi encaminhar o requerimento para obter informações técnicas mais apuradas”, esclarece o vereador.

Google: Imagens
O Programa de Concessão de Rodovias Federais abrange 11.191,1 quilômetros de rodovias, desdobrado em concessões promovidas pelo Ministério dos Transportes, pelos governos estaduais, mediante delegações com base na Lei n.º 9.277/96.

“A cidade de Nova Andradina iria sofrer um impacto positivo com a concessão da BR-267, porém, se o governo através da Empresa de Planejamento Logístico (EPL), e Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), mantiver o compromisso de duplicar a rodovia em um espaço curto de tempo, automaticamente contemplará o desejo da população, diminuindo de forma considerável a periculosidade desta estratégica rodovia”, concluiu o Vicente. 

Assessoria